• @cominstrumentodedeus

Vocação: Somos chamados a Vida

"O chamado ele é algo que transcende todas estas “tarefas” ele é a missão “holística” de jesus que seria “totalidade” da nossa vida."


Hoje irei partilhar sobre o tema da vocação que vem do latim “vocare”, que significa chamar algo que a todo momento na nossa vida seja na igreja, em casa, no trabalho, ele nos chama para estarmos unidos há ele. Podemos afirmar que já recebemos “duas” vocações a primeira que recebemos no nosso nascimento, podemos trazer aqui a graça da vida pois ela é um dom de Deus que lá no ventre de nossas mães através da relação à dois e da força do espírito santo Deus nos concede a vida.


O segundo chamado é aquele que quando somos inseridos na fé recebemos que é o próprio “Batismo” lá onde o padre derrama sobre nós a água que nos purifica de nossos pecados e nos renova na caridade, no amor e principalmente na nossa vida de santidade que é a chave principal para o início da nossa fé. Estas são as nossas “primeiras” vocações que Deus através do seu filho Jesus Cristo no concedeu vive-las.


Aqui quero trazer a vocação de modo geral, porque a nossa ideia sobre a vocação é muito superficial. Quando pensamos neste tema logo vamos para aquilo que pode ser algo de particular nosso que seria propriamente: o ser padre, casamento, o laicato; e outras coisas que podemos pensar que envolve este tema.


O chamado ele é algo que transcende todas estas “tarefas” ele é a missão “holística” de jesus que seria “totalidade” da nossa vida. Quando pensamos em vocação, pensamos em chamado é claro que o próprio Jesus em sua palavra nos convoca a assumirmos um “papel” de cristãos, mas, não podemos ficar só na teoria de que temos que aderir há um “papel” seja ele eclesial (igreja) como também Humano (nossos trabalhos) contudo assumirmos algo que vai além de um simples “papel”, colocarmos em nossas mãos, tudo aquilo que aprendemos que temos como dom em nossas vidas.

Não é simplesmente colocarmos uma casula, uma aliança, uma cruz no peito que são sinais de nossa vocação, e saímos aí a fora querendo pregar, levar a palavra de Deus! É necessário antes de tudo vivermos tudo isto no nosso coração, na alma; para assim levarmos para a prática aquilo que Jesus nos ensinou.


Jesus nos conhece, conhece nosso coração como conheceu propriamente o coração de jeremias. Se assim pararmos para rezar a palavra de Deus veremos em Jr 1, 4-19. Que é relatado sobre sua vocação e veremos que como diz a palavra: “Antes de forma-te no seio de tua mãe eu já te conhecia. Aqui já temos a evidência de que Deus sabe de nossas limitações, fragilidades; mas também das alegrias.

Que possamos inspirados pela palavra, e formados pelo de nossa mãe maria santíssima e de seu filho Jesus Cristo, vivermos na liberdade de filhos de Deus nossa vocação.

Deus Abençoe!!

Viva o coração de Jesus, pelo coração de Maria.



Diogo Barros

Seminarista da Congregação dos Padres do Coração de Jesus