top of page

        Todos nós seres humanos possuímos um desejo no fundo da nossa alma de buscar algo que nos atrai, em busca de um sentido para a vida, até o ateu em si, tem um principio que sustenta para viver.

       O nosso Catecismo no  n° 29 diz assim : “O desejo de Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. Deus não cessa de atrair o homem para Si e só em Deus é que o homem encontra a verdade e a felicidade que procura sem descanso.”

Para vivermos esta incessante busca de Deus em nossas vidas, existem diversas formas, por isso, temos inúmeras religiões e até os que se denominam auto suficientes, mas dentro de cada pessoa que vive determinada fé, seja ela explicita ou não, sempre existirá este desejo de Deus mesmo que seja velado em seu ser.

Dentro da nossa Igreja Católica temos diversas maneiras das pessoas viverem a sua busca incessante por Deus. Descobrem que através da fé existem diversas formas de expressá-la e vivê-la, por exemplo: espiritualidade Carmelita, beneditina, agostiniana, franciscana, renovação carismática e etc.. E aqui entendemos que a espiritualidade é a maneira com que cada pessoa expressa a sua forma de viver a Fé.E esta maneira de vivermos a fé será o nosso caminho para viver a busca pela santidade. 

 

Em nossa Comunidade Instrumento de Deus, temos a espiritualidade baseada nos dons e carismas do Espírito Santo, somos frutos da Renovação Carismática Católica e temos como baluartes, (nossos amigos que nos inspiram a viver nosso carisma e missão) São João Batista e São Francisco de Assis.

jovens em oração louvor a Deus cristãos católicos

Através da Renovação Carismática, mergulhamos na experiência de Pentecostes, exercemos os dons de línguas, ciência, discernimento, sabedoria, revelação, e tantos outros. E em momentos únicos de intimidade com Deus, ali encontramos a direção para as nossas vidas e a vida da Comunidade.

São João Batista, ensina-nos  a viver a nossa vida imersa na vontade de Deus, viver a nossa pequenez e humildade porquê "É preciso que Ele cresça e eu diminua”(Jo 3,30), vivemos o exercício da busca em apontar Jesus através do nosso testemunho de vida, o nosso seguimento de Jesus Cristo precisa ser decidido e totalmente livre, assim como os discípulos de João que ao verem Jesus, deixaram o seu mestre para Seguir o verdadeiro Mestre Jesus,totalmente disponíveis e na liberdade de decidirem pelo bem maior. Esta é a Palavra de nossa Fundação(Jo 1,35-42): “No dia seguinte, João estava lá de novo com dois de seus discípulos. Ao ver Jesus que ia passando disse: ‘Eis o Cordeiro de Deus’. Os discípulos o ouviram falando assim e seguiram a Jesus.” (Jo 1,35-37)

São Francisco, nosso irmão! Com ele experimentamos a graça do despojamento, do fazer tudo pelo Reino, colocar-nos como verdadeiros instrumentos entregues e disponíveis ao que Deus deseja de nós.Em uma direção de oração há muitos anos, no inicio de nossa Comunidade, tivemos o discernimento de que para sermos instrumentos de Deus teríamos que ser totalmente disponíveis, como uma caixa cheia de ferramentas onde cada ferramenta poderia ser usada por Deus como Ele desejasse, o prego para furar, o martelo para parafusar, a serrote para pregar...totalmente disponíveis. Assim vivemos a graça do nosso Carisma de Seguir Jesus Cristo com Disponibilidade, Alegria e Radicalidade.

A nossa Espiritualidade que sustenta nosso carisma está baseada nestes pilares dos Dons do Espirito e dos nossos baluartes, e expressa-se através de momentos/práticas de:

  • Oração Pessoal e Comunitária

  • Retiro Pessoal

  • Direção Espiritual,

  • Santa Missa Diária,

  • Santo terço diário,

  • Lectio Divina,

  • Vivência dos sacramentos

  • Adoração a Jesus Eucarístico.

“Os consagrados e as consagradas são chamados antes de tudo, a serem homens e mulheres do encontro. A vocação, de fato, não se inspira num nosso projeto pensado de maneira estratégia, mas numa graça do Senhor que nos alcança, através de um encontro que transforma a vida”

(Papa Francisco.)

bottom of page