top of page

Um sim definitivo: Testemunho da Vida Leiga Consagrada

Todo momento é oportuno para tratarmos de vocação, de uma resposta à vontade de Deus em nossas vidas, pois, o que é o caminho cristão senão fazer a vontade do Pai?

Leiga Consagrada recebendo sacramental na comunidade de vida

Hoje queremos tratar um pouco mais sobre a vida consagrada entre os leigos a partir das palavras e experiência de uma de nossas irmãs - do vínculo de vida - que recentemente professou seu “sim definitivo” como missionária em nossa comunidade.


Christianne Marcelino tem 36 anos, é esposa e mãe de quatro filhos. Hoje consagrada da Comunidade Católica Instrumento de Deus pelo vínculo de vida - um grau de pertença onde estes deixam tudo o que possuem para dedicar sua vida inteiramente a Deus e à obra. Saiba mais sobre nosso processo vocacional clicando aqui.


A vida consagrada


A Igreja nos aponta, no número 901 do Catecismo, que

“os leigos, em virtude de sua consagração a Cristo e da unção do Espírito Santo, recebem a vocação admirável e os meios que permitem ao Espírito produzir neles frutos sempre mais abundantes.”

Mas estes frutos são decorrentes de um trabalho de plantio, de colheita, de processo, assim como vemos com qualquer fruto na nossa natureza, não é mesmo?


Aqui em nossa comunidade, após um período vocacional, os que se interessarem podem viver um período de formação no carisma, no chamado a ser Instrumentos de Deus, para que o sejam por meio de uma consagração a Cristo. A consagração através de um instituto - que é o caso de nossa comunidade - é um caminho para que essa forma de vida seja mais perfeita, seja assistida e instruída, e que este caminho não seja feito em solidão e cada vez mais em unidade à Igreja, pois pelo batismo já somos todos consagrados.


Sobre a vida da consagração, Christianne nos relembra: “A palavra consagrar significa tornar sagrado. Portanto, no sentido religioso, consagrar é fazer algo sagrado com Deus.

Aquele que é consagrado passa a ser separado do mundo para Deus. O sentido teológico de consagrar é o mesmo de sacrificar, entregar ou ofertar algo a Deus e ao seu exclusivo serviço. É converter esse algo em pertença e propriedade de Deus.”


O que é preciso para ser um consagrado?


"Ser separado, viver a oferta de vida, sacrifícios, renúncias, pertencer, ser, amadurecer, estar disponível, comunicar, ser livre em Deus, viver a verdade, permanecer e ser fiel.


Palavras estas que precisam fazer sentido na nossa vida, que precisam ser vividas na liberdade e inteireza que Deus nos deu e nos chamou a ser.


Deus nos formou e nos deu a vida para vivermos a verdadeira identidade de filhos queridos e amados por Ele.


Mas, quando não reconhecemos esta eleição ficamos inertes a todas essas palavras que formam o nosso “ser consagrado”. E vamos nos distanciando desta liberdade, deste sagrado e vamos pertencendo a outras realidades que não são aquelas que Deus nos chama a ser.”


Como nossa irmã Christianne bem explicou, se não reconhecermos tudo isso como uma eleição, ou seja, um chamado, nossa vida fica parada.


E ela vai nos explicar que entender, reconhecer e tomar posse dessa eleição permite que sejamos uma face de Cristo no mundo. Mas para isso acontecer é necessário se permitir ser moldado por Deus - que é quem de fato nos chama - e que tudo isso acontece quando damos início aos processos de renúncia.

A missionária Christianne continua: “Somos chamados a renunciar em nós tudo aquilo que um dia tirou de nós a graça de nos reconhecermos como filhos eleitos por Deus.


Depois de tanto cair e levantar entendemos que é necessário viver os sacrifícios do dia a dia, que muitas vezes não queremos, porque fomos condicionados a viver uma liberdade que nos escraviza aos nossos prazeres.


E quando entendemos a necessidade de viver estes sacrifícios, vemos o quanto é necessário nos deixarmos ser consumidos por Deus para que possamos viver a verdadeira liberdade de filhos de Deus, liberdade esta que nos dá uma vida nova e livre.”


Eu testemunho, a missionária ressalta que é preciso rezar pedindo ao Espírito Santo a graça da fidelidade e da perseverança a cada passo que Deus nos molda e confia a situação do chamado em nossas mãos.


Sobre o Processo formativo na comunidade


“Na nossa comunidade temos a graça de um caminho formativo que nos ajuda a entendermos e entrarmos neste molde de Deus, e assim podemos viver esta consagração a Deus através de um carisma que Deus nos chama a pertencer, é um compromisso!

Um compromisso com Deus, que vai além daquilo que podemos mensurar. Compromisso este, que nos faz dar a nossa vida. Uma oferta profunda de vida para que Ele cresça e Eu diminua.” Explica Christianne, que deixa claro que é assim que nós vivemos nossa verdadeira identidade, vivendo “de fato naquilo que Deus chamou a ser e pertencer”.

Leigos Consagrados

Como é a experiência de um sim definitivo?


A missionária conclui com as seguintes palavras: “Hoje, viver essa consagração definitiva dizendo sim a Deus através do carisma Instrumento de Deus, me completa e me realiza em todos os sentidos, em todas as áreas da minha vida. Pois foi desta forma que Deus escolheu para manifestar a sua graça na minha vida.


Confesso que muitas vezes me sinto com medo e insegura, não me sentido capaz de viver o meu compromisso diário de oferta, mas Deus com sua infinita misericórdia sempre me lembra que sozinha de fato não consigo pois sou tomada e engolida pelas minhas limitações e misérias, mas com Ele, depositando a minha vida ao coração dEle, Ele me ajudará a viver o meu "Para Sempre".”



Graça e Paz

Comunidade Católica Instrumento de Deus

bottom of page