top of page

5 Passos para a vida em Deus

Um dia desses fui convidada a fazer uma colocação para os vocacionados da Comunidade, a fim de falar um pouco sobre o autoconhecimento, sobre as coisas que muitas vezes escondemos dos outros e de nós mesmos.

Borboletas no casulo de Deus

Partilho aqui com você um pouco sobre este tema, e quero começar com uma passagem muita conhecida que Deus me inspirou para esta colocação

E eis que ouviram o barulho (dos passos) do Senhor Deus que passeava no jardim, à hora da brisa da tarde. O homem e sua mulher esconde­ram-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou-lhe: “Onde estás?”. E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me”. (Gn 3,8-10)

E a pergunta diante desta passagem é: Por que nos escondemos??


Veja, existem 3 coisas que dão origem ao desequilíbrio da nossa identidade: A Malicia, a Mentira e a Insegurança.


Quando nos deixamos ser dominados por estes aspectos, fazemos como Adão; nos escondemos porque não queremos falar, não queremos nos revelar, não queremos colocar para Deus nossas misérias. Então Deus nos chama: Onde Estás?


Feliz aquele que não se esconde e se revela a Deus tal como ele é!

Temos medo de falar quem somos, e muitas vezes é pelo simples fato de não vivermos o autoconhecimento.


Escondemos os nossos sentimentos, deixando-os de lado porque é mais fácil não tocarmos nas nossas feridas, e então vamos colocando máscaras para que ninguém perceba que estamos como Adão e Eva, no escondimento.


Na medida que vão caindo as mascaras das nossas mentiras, das nossas malícias e das nossas inseguranças que mascaram a nossa verdadeira identidade, vamos nos tornando mais bonitos, mais maduros e mais felizes e somente assim poderemos servir com autenticidade.


Amadeo Cencini no seu livro “os passos do Discernimento”, traz alguns pontos que nos ajudam a viver este processo, ele diz que em tudo precisamos viver com sinceridade e realismo em especial estes pontos:


  1. Coragem de reconhecer os sentimentos - Precisamos pedir esta graça de Deus de reconhecer o que estamos sentindo, dar nomes com realismo e sinceridade, tentando tirar tudo aquilo que são os nossos afetos desequilibrados. Quando reconhecemos, Deus nos dá a graça de um olhar novo para situação

  2. Minha ação a partir do que reconheço - Qual sua atitude ? Se esconde? Procura preencher o vazio? Fica ansioso?

  3. Verdade e transparência - Precisamos identificar as raízes que trazemos e que só Jesus sabe quais são e onde estão, muitas coisas não nos pertencem, mas são trazidas na nossa bagagem. Ter a coragem de questionar nossas inquietações e tudo aquilo que tem agitado o nosso interior.

  4. Viver a Crise (mas com o rumo em um futuro novo) - A crise é providencial, deve existir e é um momento importante para o próprio caminho de formação, pois é ai que podemos fazer nossa escolha de perseverar com fidelidade. (Segue uma dica de texto sobre a crise)

  5. Coragem de decidir - A força da decisão provém da intensidade do desejo de se decidir pela mudança, de entrar na forma de Deus. Decidir entregar o sofrimento, as angústias, deixar cair as máscaras, se decidir mostrar quem és e viver a transformação necessária.

Que Deus possa dar esta graça no dia de hoje de não pararmos e nem de desistirmos para que possamos viver este processo que tanto Deus nos pede, pois quanto mais nos conhecemos, mais conhecemos a Deus e alcançamos uma verdadeiramente intimidade com Ele.


Graça e Paz!


Christianne Marcelino

Consagrada de Vida

Comunidade Católica Instrumento de Deus


bottom of page