top of page

Longanimidade, o fruto do louvor

“Vivei sempre contentes, orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.” (1 Tes 5, 16-18)

Longanimidade, o fruto do louvor

A Igreja nos ensina que na eternidade vamos adorar a Deus sem cessar. Ora, se somos chamados a viver o céu aqui na terra, devemos viver essa alegria do céu no tempo presente. Para isso, precisamos exercitar o nosso coração a gerar um louvor incessante, num estado de alegria mesmo diante das batalhas..


Qual tem sido suas atitudes diante das situações da sua vida e das suas responsabilidades? De nada vale louvar a Deus com a boca, mas ser preguiçoso, desleixado nas coisas, displicentes nas responsabilidades. Devemos louvar a Deus com a nossa vida (e tudo o que nela consiste).


Não é possível louvar a Deus sem conhecê-Lo! Não digo conhecê-Lo superficialmente sabendo que existe um Deus, mas sim pela nossa comunhão e “participação de sua natureza divina”. (II Pd 1,4) O apóstolo nos ensina que mediante o conhecimento de Deus alcançamos graças abundantes, que nos são condições necessárias.


Quais as condições necessárias? Vamos deixar aqui em tópicos mas você pode acompanhar em 2 Pedro 1, 5-7

  • Unir fé e Virtude

  • Aplicar conhecimento Às virtudes

  • Naquilo que conhecemos buscar autodomínio

  • Encontrando o autodomínio nutrir com perseverança

  • Perseverando sermos piedosos

  • Na piedade praticar o amor fraterno

  • E na vida fraterna viver a caridade

Não são etapas, nem mesmo camadas, mas uma vivência constante que somente cresce. Estas são as condições exigidas para alcançarmos graças abundantes na vida com Deus.

São Francisco de Assis, baluarte da nossa comunidade, diz “Pregue o Evangelho o tempo todo. Se necessário use palavras”. É com a vida, a vida divina a qual participamos depois que passamos a conhecer a Deus.


E como louvar a Deus em meio às contrariedades do dia-a-dia?


Podemos dizer que para qualquer exercício de alma é necessário conhecer nossos inimigos e, conhecendo-os, buscar vigilância.


Tomemos como exemplo a murmuração. Este vício tem se impregnado em nossa vida. Tem se tornado (através de memes, por exemplo) uma cultura. Em um tempo de insatisfações e preguiças, enchemos nosso coração de lamentações a qualquer sinal de desconforto e, consequentemente, nos afastamos de Deus simplesmente porque perdemos a chance de louvar.


Podemos dizer que não louvar nos afasta de Deus, porque a Igreja nos ensina:


“Ainda que nossos louvores não vos sejam necessários, vós nos concedeis o dom de vos louvar. Eles nada acrescentam ao que sois, mas nos aproximam de vós” (Prefácio Comum IV)


É necessário humildade! Muitas vezes, quando somos convidados - comunitariamente - a louvar a Deus, nem sabemos por onde começar.

Por isso, humildemente, precisamos pedir esta graça ao Espírito Santo, porque as situações sempre vão existir, faz parte do nosso caminho de cruz. Logo, devemos exercitar o louvor e gratidão a Deus, acolhendo com Alegria as situações.


“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande”

(Santa Catarina de Sena)


Deus nos dá a graça de um olhar novo e aquilo que gerava murmuração em nossa vida, passa a ser nosso caminho para o amadurecimento e crescimento.


Aqui na Comunidade Instrumento de Deus, temos a alegria como um aspecto do carisma, a entendemos como um estado de vida, pois acreditamos que quando nos encontramos verdadeiramente com o Cristo vivemos essa transformação diária que nos ajuda a não parar no sofrimento, na murmuração e sim ofertar com alegria a Deus em um grande louvor e gratidão por cada provação e luta.


Em busca da Longanimidade


Uma vida no Espírito acontece também quando buscamos dar graças e louvar ao Senhor em todas as coisas. E um dos frutos da vida no Espírito é a Longanimidade.


O significado livre da palavra de origem hebraica é VAGAROSO EM IRAR-SE, ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor.


Esta virtude nos ajuda a ter paciência e firmeza em suportar as contrariedades da vida. Esta virtude é um fruto do Espírito, por isso devemos pedir muito a graça ao Espírito Santo para que possamos ser pacientes e firmes diante das provações, e a ter este coração em constante louvor a Deus.


Todo aquele que vive no Espírito, que exercita o louvor constante colhe deste fruto porque, como dissemos, tem um novo olhar sobre as contrariedades da vida.

A pessoa longânime vai identificar em si mais autocontrole, a ira pode até se aproximar ou surgir - porque somos humanos, temos sentimentos - mas ela não irá mais possuir o homem.


Mas tudo pelo exercício do louvor, é um fruto, uma consequência. Primeiro nos esforçamos (com mortificação, com renúncia, luta na carne muitas vezes) para viver o louvor. Pedimos ao Espírito Santo também o dom do louvor, pois Ele é quem melhor sabe falar coisas belas de Deus, por ser o próprio Deus.


Alguns exercícios que te ajudam a louvar e dar graças

  • Participação atenta no sacramento da eucaristia;

  • Cultivar momentos de adoração e contemplação a Jesus na Eucaristia, ou diante do sacrário;

  • Reze com os salmos, as orações das horas, por exemplo. São puramente ato de louvor a Deus;

  • No início de cada atividade, ofereça a Deus. Diga ao Senhor que aquelas ações sejam para o louvor, a glória, a reverência do nome dEle e a sua santificação;

  • Busque momentos de meditação sobre a Paixão de Cristo e o Amor de Deus por você.

Que no dia de hoje, você possa fazer este exercício de, no lugar da murmuração, colocar palavras de gratidão a Deus, para que de fato você possa viver esse louvor com a sua própria vida.


Graça e Paz!

bottom of page