Você sabe quem foi o apóstolo João? Compondo o grupo dos doze que acompanhava Jesus, tornou-se uma figura importante no cristianismo, em especial por sua escrita: Nos deixou um evangelho detalhado, três epistolas e o livro do apocalipse, para conhecermos nosso Amado.
Um pouco de sua história
Antes do seguimento a Jesus, o que João fazia? Ele era pescador na Galileia, João ficou conhecido como o discípulo amado, segundo os relatos era um dos mais próximos de Jesus, sempre presente nos momentos importantes, como na última ceia.
Outro dado importante do evangelista, foi seu papel após a crucificação de Jesus. Dedicou-se à fundação do cristianismo, especialmente na comunidade cristã em Éfeso, onde se acredita ter vivido e escrito. A teologia enfatiza o amor e a espiritualidade e suas escrituras refletem isso.
Características exemplares para nós
É retratado como um exemplo de Amor e devoção especialmente em suas epistolas, onde enfatiza o amor de Deus e o amor entre os cristãos como essência de vida cristã.
Os evangelhos de João são distintos dos outros evangelhos sinópticos (Matheus, Marcos e Lucas) por sua abordagem mais teológica e suas narrativas únicas, incluindo os milagres chamado de sinais.
Outro fato conhecido de João e importante foi o livro do apocalipse, que é uma visão profética cheia de simbolismo mais que muito tem o grande receio de ler pois trata se do fim dos tempos, mais se prestarmos atenção e a vitória final de cristo sobre o mal.
A influência na teologia cristã e na compreensão do papel de Jesus é profunda e duradora. João também sobre com o exílio, na ilha de Patmos:
1. Motivo, devido à palavra de Deus benefício deste exilio:
2. João teve uma visão e ouviu mensagens extraordinária de Deus;
3. João viu a figura do cordeiro imolado;
4. Jesus apareceu pessoalmente para João Patmos ;
5. João foi comissionado por jesus a transmitir sua mensagem as igrejas.
Com a vida deste apóstolo, podemos aprender um pouco que nem sempre o que nos parece um castigo ou uma dificuldade realmente é, pois de um exilio João transbordou as maravilhas de Deus.
REFERÊNCIAS
PAPA BENTO XVI – AUDIENCIA GERAL 05/07/2006 JOÃO, FILHO DE ZEBEDEU
PAPA BENTO XVI- AUDIENCIA GERAL 09/08/2006, JOAO TEOLOGO
PAPA BENTO XVI- AUDIENCIA GERAL 23/08/2006 JOAO, O VIDENTE DE PATMOS
PADRE PAULO RICARDO;
CRISTIAN CHANCAR ;
header.all-comments