top of page

O seguimento de Maria Madalena

Maria Madalena, quantas controversas ouvimos ao se tratar dela, porém o que importa era que sim, ela era uma pecadora, mas ao encontrar Jesus teve sua vida transformada, e além de O seguir, tornou-se discípula e estava presente em vários momentos importantes da história da Salvação .

Maria sabia que sua vida estava vazia, faltava algo ou alguém para ser totalmente preenchida. Eis que um certo dia ouve a voz do Mestre, e não pôde se conter, precisava conhecer aquele que tocou o seu ser, precisava ir para mais perto. E ali, ao olhar para Jesus, não tinha mais como voltar, naquele homem ela viu que estava as respostas que tanto procurava, ali estava quem iria preencher tudo aquilo que faltava em seu coração.

Ela ouviu a voz de Cristo, se aproximou, O conheceu, se apaixonou e O seguiu, mas será que foi o suficiente?

Claro, esses são os primeiros passos para o caminho de seguimento, mas ao fazer essa escolha, só isso não basta, precisamos nos deixar sermos moldados. Maria Madalena ao seguir Jesus, teve sua vida transformada, não podia continuar do mesmo jeito, não podia se comportar da mesma maneira, ter os mesmos pecados. Sua vida foi reconstruída pela Graça de Jesus.

Jesus a preencheu tanto, que ao ressuscitar, Maria Madalena foi a primeira vê-lo e assim Jesus diz: “Maria!” Voltando-se ela exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre)." (Jo 20, 16). Ela não tinha reconhecido o Cristo antes, porém quando ouviu o chamado, na hora ela viu ali o Seu Mestre. Você só reconhece a voz daquele que você tem intimidade, daquele que você convive. O Senhor vem chamar a cada um de nós pelo nome, ("...eu te chamo pelo nome, és meu." Is 43, 1).

Mas será que reconhecemos Sua voz? Será que quando ouvimos, estamos dispostos a ter a vida transformada? Será que conseguimos abandonar muitas coisas? Será que estamos fazendo esse caminho de seguimento e anunciando essa transformação que tivemos ao encontrar Jesus?

No dia de hoje, dia de Santa Maria Madalena, pedimos sua intercessão para termos essa ousadia que ela teve para segui-Lo, para renunciar o que precisa, permitir que Jesus nos molde, para assim levarmos também a Tua palavra para aqueles que não o conhecem. Santa Maria Madalena, rogai por nós!

Giovanna Muñoz

Vocacionada do Discipulado 1

Comunidade Católica Instrumento de Deus

bottom of page