top of page

Pedro e a Paixão do Senhor: Lutas do seguimento

“Senhor estou pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte!”

Durante os momentos que antecederam a paixão e morte do Senhor, acontece um diálogo entre Jesus e Pedro, onde duas palavras se destacam: Confiança e Fidelidade:


“ Jesus diz a Pedro: Eu roguei por ti para que a tua confiança não desfaleça” e Pedro depõe toda a sua fidelidade diante de Jesus: Senhor estou pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte”, mas Jesus prevendo o que há de acontecer diz a Pedro: Digo-te Pedro antes que o galo cante três vezes, tu me negarás.”( Cf Lc 22,32)



O desejo do coração de Pedro é sincero, ele quer estar com Jesus. Oferece a Ele a sua fidelidade, o seu amor e a sua própria Vida, porém, depara-se com a realidade concreta da prisão de Jesus; E vê-se em  uma situação de perigo e, experienciando  todo o sofrimento de Jesus na sua frente, volta atrás da sua decisão.


Mas ao ouvir o galo cantando sente o peso da sua promessa não comprida: Mas Pedro disse: Meu amigo, não sei o que queres dizer. E, no mesmo instante, quando ainda falava, cantou o galo. Voltando-se o Senhor, olhou para Pedro. Então, Pedro se lembrou da palavra do Se­nhor: “Hoje, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. Saiu dali e chorou amargamente.” (Lc 22,60-62)


Olhando para a sua vida com Jesus, reflita sobre as promessas que as vezes pela empolgação do momento você fez a Jesus, será que é sincera a sua decisão de seguimento?


As dificuldades que enfrentamos são reais em nosso dia a dia, as lutas que travamos, a cruz que carregamos e por vezes, perder a nossa promessa de viver e estar com Ele por inteiro pode ser a “solução” dos problemas, afinal haverá mais liberdade. Será?


O choro desesperado de Pedro nos mostra o seu doloroso arrependimento de não abraçar a via dolorosa com Jesus. Por vezes nós também queremos fugir da via da cruz por medo, insegurança e falta de fé no Senhor.


Jesus olhou profundamente para Pedro e este olhar esmagou a sua alma; a promessa de Jesus não foi quebrada, afinal Ele estava ali, dando a vida por ele; mas a promessa de Pedro de confiança e fidelidade foi quebrada.


A decisão do seguimento é nossa, é minha e sua. O chamado sempre foi d´Ele, mas decidir abraçar a cruz com Ele e por Ele é sempre nossa. Uma decisão pelo seguimento requer ofertas e sacrifícios, e nada é de doloroso se ofertado com amor e alegria. Afinal como diz Santa Teresa d´Ávila: “É justo que muito custe o que muito vale”.


E bendito seja o Senhor pois mesmo diante das nossas limitações e fraquezas, incertezas e negações, olha novamente em nossos olhos e nos permite recomeçar, como nos narra o Evangelista João, após a Ressurreição, no cap 21, 15-17:


“Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me?. Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me? E respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas”.


Que Deus nos permita permanecer fiéis a cada novo desafio que enfrentarmos pela fé e dizer seriamente: “Senhor estou pronto para ir contigo tanto para a prisão como para a morte” Eis me aqui, Tu sabes que eu te amo!

 


 

 Camila Araújo

Cofundadora

 

 

bottom of page