top of page

Quem foi São João Crisóstomo, o Boca de Ouro?

O santo que comemoramos no dia de hoje nasceu em Antioquia na Síria, e foi dado o nome de João. Esse que fazia parte de uma família rica, foi criado e educado pela mãe já que seu pai morreu muito novo devido a sua posição de soldado das tropas imperiais.


Desde muito novo João mostrava o dom que tinha com as palavras, algo que despertou o interesse de professores e mestres que o visavam para ensinar e repassar a sabedoria adquirida. Porém, para decepção desses, o santo não seguiu proclamando as coisas deste mundo, e sim daquele que foi seu maior amor e Salvador, o próprio Jesus Cristo.


Após o falecimento de sua mãe o santo foi para o deserto e ali viveu como eremita e onde cresceu sua intimidade com o Senhor e onde adquiriu uma maior sensibilidade às coisas do céu.


Após seis anos, ao voltar para a cidade, João ordenou-se Padre e ganhou o apelido de boca de ouro, devido aos seus discursos profundos. Assim como São João Batista, João Crisóstomo lutava contra as hipocrisias daquele povo, independente das consequências, o alvo de seus discursos era principalmente a nobreza que tinha bastante apego aos bens materiais.


Denunciava até as controvérsias dos seus colegas sacerdotes que mesmo ao serviço de Deus, eram apegados ao dinheiro, não lutavam contra seus vícios e propagavam seus pecados.


Como seus sermões tinham o intuito de ensinar, corrigir e fazer com que aquele povo deixasse as coisas mundanas e se convertessem, esse santo deixou os poderosos daquela época bastante incomodados e estes fizeram de tudo para o calar e acabara o exilando. Mas João acabou voltando pela insistência do povo sedento por seus ensinamentos. Porém, não ficou muito tempo e foi mandado ao exílio novamente, porém lá, onde sua saúde física não aguentou e esse acabou tendo sua Páscoa e foi ao encontro daquele em que seu coração ansiava.


O que a vida de São João Crisóstomo nos ensina é o mesmo que Paulo vem nos exorta na Primeira Leitura da liturgia de hoje no livro de Colossenses: “se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus.”


Crisóstomo que tinha dinheiro, tinha a sabedoria daquele mundo, decidiu-se pelas coisas do Alto não se importando com o que o mundo dizia, assim como nos diz o Evangelho:


“Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem”

Pois para ele não importava o que os outros iriam falar, ou se sua vida terrena estava em risco, o que importava era sua vida eterna, era levar e propagar a Palavra do Senhor e trazer aos corações das pessoas Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Que com o santo de hoje possamos refletir:


  • Será que estamos anunciando a Palavra independente do que o mundo dirá?

  • Tenho buscado as coisas do Alto ou me preocupado apenas com as coisas terrenas?

  • Tenho entrado em intimidade com Cristo para adentrar a Sabedoria do eterno?


Que São João Crisóstomo interceda por nós e nos ajude nessa via de Santidade!


“O homem mais poderoso é o que reza, porque se faz participante do poder de Deus”.





bottom of page