top of page

Onde tudo começou: Em comunidade, rezamos à Senhora da Candelária

Dia 02 de Fevereiro é dia de Nossa Senhora da Candelária, e em algumas paróquias cuja devoção se estende a este título Mariano, ou A tem por sua padroeira, os últimos dias tem sido tempo de novena em preparação à festa.


A Comunidade Católica Instrumento de Deus nasceu na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, no bairro de Vila Maria (ZN, SP). E neste ano, como tem sido desde antes de nossa fundação, fomos rezar a novena em honra àquela que consideramos nossa padroeira.

A Santa Missa foi celebrada por nosso pai fundador - Pe. Fabio Lima - que publicou em suas redes sociais "Dia de rezar onde tudo começou".


E para nós, é sinal da graça de Deus compreender que nossa história começou na casa da mãe do Senhor.


Nosso moderador geral faz memória da importância desta devoção em nossa história:

"No mês de janeiro do ano de 2010, pela intercessão de Nossa Senhora da Candelária recebemos uma grande graça, a nossa casa de missão na rua Lamartine dos Santos, nosso Fundador suplicava nesta novena o pedido de um lugar para a nossa missão, pois onde estávamos o dono pediu para sairmos, no final da novena recebemos a graça (...) Enfim estar na Candelária novamente será uma grande novidade do Espírito Santo para toda a nossa missão."

O oitavo dia da novena foi concelebrado pelos padres do Sagrado Coração de Jesus, que administram a paróquia. E pelo Padre Aloizio da Paróquia Santa Zita, que recentemente nos acolheu para algumas missões.


Nossa comunidade esteve a serviço neste dia de novena com o ministério de música e as funções litúrgicas da celebração para bem horar ao Nosso Deus pelas mãos de Maria Santíssima.

Durante a homilia, a partir da liturgia do dia 31 de Janeiro, nosso fundador fazia uma exortação de olhar para nossas vidas e ao mesmo tempo colocar nossa confiança no Senhor.


A partir da primeira leitura, onde o apóstolo São Paulo escreve "Vós ainda não resististes até ao sangue na vossa luta contra o pecado"(12,4) ficou para nós o convite irrevogável de esforçar-se sempre, e cada vez mais, se necessário sangrar para viver a vida em Deus, para alcançar a Santidade.


A devoção à Nossa Senhora da Candelária


Padroeira das Ilhas Canárias (comunidade espanhola), a Virgem apareceu a dois nativos de Tenerife que pastoreavam seu rebanho, em 1392. Onde, ao avistar a imagem de madeira de uma mulher que na mão esquerda segurava uma vela e no braço direito uma criança, tentou acertar uma pedra na imagem sem conseguir pois seu braço paralisou.


Há muitos relatos na história dos fiéis envolvendo a Senhora das Candeias, pois a Mãe de Deus ilumina o caminho de seus amados filhos sem cessar.


Aos membros da Comunidade Católica Instrumento de Deus, os estatutos* orientam: "Os membros devem buscar uma particular devoção a Nossa Senhora, em especial a Nossa Senhora da Candelária, esforçando-se para aprender com ela especialmente a virtude do silêncio e da humildade, com as quais a comunhão entre os irmãos se engrandece e se fortalece a essência do ser Comunidade." (n. 63)


Nesta paróquia, produzimos e lançamos o CD "O Rosário", com músicas e a interpretação do Santo Terço onde você pode rezar conosco. Disponível em todas as plataformas de áudio digital.


Que em nossas vidas, a mãe de Deus possa ser esta intercessora de nosso caminho de santidade.



Graça e Paz!



*Os estatutos da comunidade ainda estão em processo de estruturação sob acompanhamento da Santa Igreja.


bottom of page