top of page

15 Anos Seguindo Jesus

Nesta sexta-feira, 15 de Abril, em que a Igreja reza a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, nós reforçamos nossa oração e elevamos nosso sentimento para contemplar, dar graças e ofertar ao Crucificado a história de nossa comunidade.


Comunidade Católica Instrumento de Deus 15 anos seguindo jesus

Foi no dia 15 de Abril de 2007 que se iniciaram as atividades da Comunidade Católica Instrumento de Deus, em nossa primeira casa de missão. Ali, iniciou-se um tempo de “descobrir o que é ser Instrumento de Deus para o irmão, para nós mesmos e para a Igreja.”


Esta novidade do Espírito Santo, através deste carisma brota nestas três áreas de maneira muito particular:


  • Uma doação completa e esponsal aos irmãos;

  • A restauração do SER conforme os desígnio de Deus;

  • A fidelidade e dedicação à Santa Igreja Católica que nos congrega;


Todos aqueles que passam pelo Carisma Instrumento de Deus, como vocacionados ou não, automaticamente são tocados nestas (e tantas outras) realidades.

À época da fundação de nossa Obra, nosso pai fundador já trazia para a meditação um “remar”, que seria uma passagem a nos conduzir e meditar durante aquele período.


Em 2007, o remar foi extraído de Malaquias 3,1: “Eis que Eu enviarei o meu mensageiro, que preparará o caminho diante da minha pessoa.”


Uma inspiração de Deus muito importante para um carisma que carrega como Baluartes São João Batista e São Francisco de Assis.


Ao longo dos anos, o Senhor sempre nos inspirou um remar diferente, para que pudéssemos comunitariamente corresponder à Sua Vontade. E para este ano em que completamos 15 anos, não foi diferente.


No final do último ano, o Senhor trouxe ao coração de nossa cofundadora um direcionamento do próprio Cristo, no evangelho de São Lucas:


“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e me siga” (9, 18-24)


Tamanha profundidade e carinho do Senhor para conosco. Tem sido um ano onde o Espírito nos conduz à Cruz, à paixão e certamente à ressurreição. Pois Deus só tem para nós o melhor, que é uma vida nova.


Nosso carisma é SEGUIR JESUS CRISTO COM DISPONIBILIDADE, ALEGRIA E RADICALIDADE.


Celebrar estes 15 anos no dia da Paixão de Nosso Senhor é renovar também compreender a intensidade de nosso carisma em nossas vidas. Pois só podemos exercer nossa missão, vivendo bem este carisma a qual o Senhor nos chamou.


O SEGUIMENTO


A primeira parte da essência de Ser Comunidade Instrumento de Deus, está no seguimento de Jesus. Não tem nada que deva vir primeiro. Não há dom, satisfação, tampouco interesses maiores do que o de seguir Jesus para que possamos ser desta comunidade missionária.


É nEle que está a vida e a verdade. A partir do momento que o seguimos, o escutamos e com ele aprendemos. Como nos aconselha Tomás de Kempis na obra “Imitação de Cristo”:


Seja pois nosso principal empenho meditar sobre a vida de Jesus Cristo. (...) Quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de Cristo, é-lhe preciso que procure conformar à dele toda a sua vida.

A consagração a Deus (neste e tantos outros carismas) deve ser na intenção de conformar nossa vida à de Jesus. Como fez de forma bela e profunda São Francisco de Assis ao se apaixonar pelo Evangelho e pregá-lo simplesmente existindo neste mundo.


Tanto este segmento requer imitar as ações de Cristo, que fomos chamados pelo próprio a TOMAR NOSSA CRUZ. Da mesma maneira que O vemos fazer na meditação da Via Sacra.

A DISPONIBILIDADE


A renúncia de si, da qual é falada no evangelho, nos fortalece na vivência da total disponibilidade à Deus e aos irmãos.


Como nos diz o apóstolo: “Cada um de nós procure agradar ao próximo, em vista do bem, para edificar. Pois também Cristo não buscou sua própria satisfação, mas, conforme está escrito: Os insultos dos que te injuriaram caíram sobre mim”.


Outro ponto em que aprendemos nos segmentos é SER disponível. Estar a serviço como Cristo se colocou de seu nascimento à sua morte.


A ALEGRIA


A passagem de Nosso Senhor é, para nós, motivo de alegria.


Mesmo diante da morte, do sofrimento, pois a alegria em nosso carisma não está apenas em fazer festas, em gargalhadas e sorrisos.


NESTE CARISMA, A ALEGRIA É UM ESTADO DE VIDA. Onde nos recordamos que nossa esperança e todo o sentido de nossa história está no Senhor, não importa o que aconteça nesta vida.


Podemos ver nos próprio Cristo, mortificando suas dores carnais, vivendo o <<Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres>> (Mt 26,39); Ao consolar as mulheres que choravam, perdoar o ladrão na cruz, pedir ao Senhor o perdão dos que o insultavam e até na própria Virgem Maria olhando serenamente e com firmeza em pé, para o Crucificado.


Esta alegria, uma certeza interior de que o Senhor está conosco e que o que Deus tem para nós é sempre muito maior e melhor.



A RADICALIDADE


Não há melhor data para celebrar 15 anos deste carisma do que a que estamos celebrando neste ano.


Quando o Senhor nos inspirou a radicalidade, foi para que tivéssemos raíz. Deus não nos fez órfãos. Além da Virgem Maria, temos a mãe Igreja.


Nossa radicalidade é estar enraizado na Igreja Católica Apostólica Romana. Foi em Sua paixão, quando tudo estava consumado, que Jesus fundou a Igreja, que Jesus deu vida nova, rasgou o véu e fez seus eleitos todos aqueles que decidiram segui-Lo nesta via.


Foi do lado aberto da Cruz que jorrou sangue e água e deu início a vida apostólica daqueles que deveriam viver e anunciar Cristo.


<<Vinde, adoremos. Vinde, adoremos. Eis o madeiro da cruz, no qual esteve suspenso o Salvador do mundo.>>


Nos prostremos, junto à Santa Igreja, beijamos com toda a paixão o madeiro desta árvore de vida eterna.


Reze por nossa comunidade, pelas nossas vocações e nossa missão. Somos crianças, somos falhos, somos humanos, mas nos esforçamos desejando ser nada mais, nada menos, do que aquilo que o Senhor quer de nós: Voz de Deus no deserto das Vidas.


_

Graça e Paz.

15 Anos seguindo Jesus!


Bruno Aparecido | Discipulado de 2° Ano


bottom of page