top of page

Gotas de Carisma #2 - Caminho

Eu percebo e me decido pela mudança

Hoje é um daqueles dias em que você daria tudo para sentar com suas irmãs de comunidade e fazer guloseimas.

Aqui na comunidade de vida, seria pegar receita no Google, fazer a pipoca do pipoqueiro, e uma deliciosa torta de maçã ou talvez de banana.


Daríamos muitas risadas mas também iríamos falar sério e ter aqueles momentos de partilha que nos faria refletir o restante da noite, típico da nossa comunidade.


E hoje a minha partilha seria: "que caminho nós estamos seguindo neste tempo?". Nesta quarentena descobri que podemos seguir 3 caminhos.


O SURTO


O primeiro, minha gente, é o do surto, sair fora da casinha.

Deixar a louca da casa vir pra fora, largar tudo, sair correndo pela rua, deixar a tristeza e o pânico tomar conta de mim.



O AFROUXAMENTO


O segundo é entender que diante de tudo isso, é tempo de mudança interior, afinal, com o isolamento social, nos deparamos com nós mesmos, nossos limites.


E então percebemos que temos que mudar algumas coisas. Mas daí descubro que não tenho forças, eu me acomodo, finjo demência e passo a achar que está tudo normal. O que tem acontecido fora de casa não me afeta, me perco no tempo e não realizo o que me propus a viver com aquilo que Deus revelou no meu coração. A paralisação total.


A DECISÃO


Eu percebo e me decido pela mudança. Reconheço meus limites, minha miséria, mas me decido em não me acomodar, nem paralisar.


Me decido em não viver essa letargia de Deus. Decisão que nos faz manter-nos Firmes e fiéis em Deus mesmo nos momentos mais difíceis.


E aí eu te pergunto: que caminho você está?


Para concluir, te convido a refletir com Efesios 5,1-17:


"1.Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. 2.Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. 3.Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos.* 4.Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disso, ações de graças. 5.Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento – verdadeiros idólatras! – terá herança no Reino de Cristo e de Deus. 6.E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes. 7.Não vos comprometais com eles. 8.Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.* 9.Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. 10.Procurai o que é agradável ao Se­nhor, 11.e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. 12.Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. 13.Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. 14.E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto (a Escritura) diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará (Is 26,19; 60,1)! 15.Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios 16.que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus.* 17.Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus."



Christianne Marcelino

Consagrada

Comunidade de Vida Instrumento de Deus



bottom of page