top of page

Bendito O Que Vem

Há muitos anos eu ouço falar dos mais antigos que no período da quaresma devemos viver um tempo de tristeza, em que não podemos nos divertir, escutar música, ver televisão ou qualquer outra coisa.



A quaresma é sim um tempo de recolhimento, para refletirmos tudo aquilo que em nós é falho ou aquilo que não agrada a Deus, "morra" para que possamos ressuscitar um homem novo com Cristo na Páscoa. Se caso alguma dessas coisas acima te afaste de Deus, então sim, deverá ser o tempo de se abster disso. Porém, a quaresma não é um tempo em que devemos focar na tristeza, e sim um tempo em que deve ser fortalecida em nós a esperança.


Sim Jesus morreu na cruz por nós, mas Ele não morreu para que ficássemos presos no luto, Ele não morreu para que nós nos revestissemos de uma tristeza sem fim, até porque Ele vive, e é nessa esperança que devemos nos apegar. Precisamos entender que tudo bem chorar nos pés da cruz na sexta feira da Paixão mas com a certeza e a alegria que iremos adentrar o túmulo vazio no domingo de Páscoa.


Hoje em dia vivemos em um tempo em que a tristeza tem roubado nossos corações.

Quantas almas abatidas vemos por aí? Quanta desesperança? Quantas pessoas desistindo de viver e recorrendo ao suícidio?


Por isso que neste tempo de deserto precisamos renovar nossa esperança, devemos olhar para Jesus assim como aquele povo de Jerusalém O via quando Ele adentrava na cidade sentando em seu burrinho. Ali eles sentiam essa alegria, essa esperança que o Salvador estava adentrando seus lares.Porém precisamos ter cuidado de não só observar Jesus adentrando nossa casa/cidade, e não O deixar entrar em nossos corações como fez aquele povo.


Eles se alegraram com Jesus, mas foi momentâneo, pois assim que eles tiraram o olho de Cristo e começaram a olhar para si mesmos, para as próprias situações, para as dúvidas, para os problemas, eles perderam tudo, a esperança, a alegria e a verdade, e isso fica evidente quando esse próprio povo então grita Crucifica-O (Mt 27,22)


Quando nós formos proclamar : “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9) no domingo de Ramos, que seja muito mais de celebrar sua entrada em nossas vidas, que possamos deixar Jesus também adentrar nossos corações, no mais profundo, para renovar nossa esperança e nos dar a certeza que Ele nos ama e nos perdoa, caso contrário, se ficarmos presos em nós mesmos, e não deixamos Cristo habitar em nós e sim ser apenas uma “visita”, seremos que nem aquele povo e iremos mandar crucificá-Lo de novo e de novo.


“Espera, ó minha alma, espera. Ignoras o dia e a hora. Vigia cuidadosamente, tudo passa

com rapidez, ainda que tua impaciência torne duvidoso o que é certo, e longo um tempo bem curto. Considera que, quanto mais pelejares, mais provarás o amor que tens a teu Deus e mais te alegrarás um dia com teu Bem-Amado numa felicidade e num êxtase que não poderão jamais terminar” (Exclamações da alma a Deus, 15,3 Santa Teresa D’Avila).

bottom of page