top of page

Você tem fé? O que é a fé?

“A fé é a resposta do homem a Deus, que a ele Se revela e Se oferece, resposta que, ao mesmo tempo, traz uma luz superabundante ao homem que busca o sentido último da sua vida”

O homem tem “sede” de descobrir o sentido da vida, busca a todo instante a felicidade e Deus se revela e vem ao nosso encontro e nós precisamos dar uma reposta, a fé!

A fé não se adquire através de “mentalização”, onde repetimos para nós mesmo diversas vezes “eu creio nisso, eu creio nisso, eu creio nisso, etc.” numa espécie de lavagem cerebral. A fé é muito mais que mentalizar algo, a fé é uma virtude teologal (vem de Deus) pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade. Pela fé, “o homem entrega-se total e livremente a Deus”. E por isso, o crente procura conhecer e fazer a vontade de Deus. “O justo viverá pela fé” (Rm 1, 17). A fé viva “atua pela caridade” (Gl 5, 6).

Em outras palavras só é possível crer naquilo que conhecemos, e Deus se revela e se dá a conhecer pelo homem. Deus, que “habita numa luz inacessível” (1 Tm 6, 16), quer comunicar a sua própria vida divina aos homens que livremente criou, para fazer deles, no seu Filho único, filhos adotivos. Revelando-Se a Si mesmo, Deus quer tornar os homens capazes de lhe responderem, de O conhecerem e de O amarem, muito para além de tudo o que seriam capazes por si próprios.

Deus revelou-Se ao homem, comunicando-lhe gradualmente o seu próprio mistério, por ações e por palavras.

Santo Irineu fala sobre uma pedagogia de Deus para comunicar-se, sob a imagem de familiaridade mútua entre Deus e o homem: “O Verbo de Deus [...] habitou no homem e fez-Se Filho do Homem, para acostumar o homem a apreender Deus e Deus a habitar no homem, segundo o beneplácito do Pai”

Deus se revelou na criação aos nossos primeiros pais, concluiu com Noé uma aliança, escolheu Abraão para constituir uma grande nação, revelou sua lei por Moisés e revelou-se plenamente enviando o seu próprio Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os profetas anunciaram a vinda do Salvador e Ele mesmo disse que edificaria uma igreja por meio da qual Ele levaria a salvação às pessoas de todos os tempos. Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja (Mt 16,18).

Portanto, crer em Jesus não é simplesmente um costume que foi se passando de geração em geração, Jesus não é um personagem inventado, é o próprio Deus que habitou entre nós, morreu e está Vivo! Como acreditar nisso? Conhecendo as verdades divinas deixadas amorosamente a nós, que revelam todas as experiências daqueles que viveram com ele, que contemplaram as suas obras, curas e milagres.

Onde encontrar essas verdades? Essas verdades poderão ser encontradas na igreja fundada por Jesus Cristo, conforme citada acima, a Santa Igreja Católica que traz consigo toda herança apostólica, a transmissão viva do Evangelho, realizada no Espírito Santo, a Tradição apostólica que conserva a Palavra de Deus e o Magistério vivo da igreja que tem o encargo de interpretar a Palavra de Deus, escrita ou contida Tradição cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo, isto é, aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma.

Quer dizer que para eu conhecer a fé católica, não basta ler a bíblia? Isso mesmo, há uma riqueza que não pode ser ignorada, que é a Palavra de Deus conservada na Tradição e no Magistério.

Só se tem fé naquilo que se conhece! Portanto se queremos ter mais fé precisamos conhecer melhor a Deus, não só através das experiências sobrenaturais, que também são importantes, mas através dos estudos e das obras!


“Senhor fazei-me Instrumento de Vossa Paz!”


Roberto Calixto

Consagrado

Comunidade de Aliança Instrumento de Deus

bottom of page