top of page

Silêncio na Vida de Oração

Hoje em dia, nos encontramos em uma realidade de um mundo muito barulhento, no qual vamos para o trabalho, escola, nas nossas tarefas diárias, e em meio de tanta agitação é quase impossível contemplar a dádiva do silêncio.

      Embarcamos em transporte público tem música tocando, pessoas agitadas ou conversando alto, ou se vamos até a esquina  la estamos nós com os nossos fones de ouvido. Já nos perguntamos o porquê de não conseguirmos exercer o silêncio em nosso dia a dia ?

       Um dos fatores comuns para que isso ocorra, é o Medo. Quando estamos em silencio nos deparamos com nossas misérias e não é o que queremos muitas vezes. Precisamos de coragem para ver nossos erros, pois esse é o primeiro passo para reconhecer, se arrepender e mudar de vida (Mas será que é isso que queremos verdadeiramente? )

      Outro fator recorrente são as Distrações.

Como ficar em silencio interior se estamos esperando aquela mensagem nas redes sociais ou estamos pensando naqueles afazeres do dia? Precisamos nos livrar daquilo que de algum modo nos distrai e que nos afasta de Deus no momento de nossas orações.

      Mas porque precisamos ter a prática de ficar em silencio? E como conseguir em meio a tanto barulho externo e interno?

     Para termos um coração conectado ao coração de Deus através de uma vida de oração, é essencial estarmos em silencio , que não é apenas o ato de não falar ou não escutar nada, mas acima de tudo é silenciar o nosso interior.  

     Um exemplo prático: como podemos ouvir e prestar atenção naquilo que nosso irmão partilha conosco, se não conseguirmos nos desligar de tudo aquilo que nos desconcentra, aquietar o interior e simplesmente ouvir?

      Assim é também a nossa conversa com Deus. Como conseguiremos estarmos atentos aquilo que Ele nos quer falar sem estarmos imersos nesse silêncio?

      Portanto, prestemos atenção nos momentos de oração, prepare o ambiente, não só o externo, mas principalmente o interno.

     Se afaste dos celulares, computador, televisão, ou qualquer coisa que te causaria um certo tipo de distração. Não foque nos afazeres diários, ou pensamentos que não convém.  Peça Intercessão Daquela que fez de sua vida um silencio profundo e verdadeiro. Que Nossa Senhora seja modelo e inspiração para esse momento. Respire profundamente e contemple a paz que vem através da Graça do Silencio, só assim você estará preparado para a escuta do que o Senhor tem para você.

Deus abençoe!


Texto por: Giovanna Muñoz

Vocacionada do Encontro

Comunidade Católica Instrumento de Deus


bottom of page