top of page
Foto do escritorPâmela

Quem são os ministros na liturgia?

Na hierarquia da Igreja católica existem dois tipos de ministérios, os que nos auxiliam a ter nosso encontro pessoal com Deus, através da liturgia, na missa, que são os ministérios ordenados e os ministérios instituídos.

Ministro Ordenado na liturgia

Mas você sabe o que é Ministério?

A palavra ministério vem do latim "ministerium", que significa ofício, trabalho, sacerdócio. O ministério é antes de tudo: um DOM, um Carisma, colocado a serviço da comunidade com Humildade.


Sobre os ministérios ordenados, nós temos, o Episcopal. Nele encontramos os Bispos, os Presbíteros (os Padres e os Diáconos).


É importante, no conhecimento os ministérios ordenados, compreender há duas situações de diaconato: Os Diáconos Transitórios e os Permanentes.

Diácono transitório é aquele que está a caminho do sacerdócio, enquanto Diácono Permanente, é todo leigo ordenado pelo Bispo a serviço da Igreja.


Unidade entre um Ministro e o Povo de Deus


É por meio destes ministros ordenados que a Liturgia da Igreja se manifesta. A palavra liturgia vem do grego que quer dizer: ação em favor do povo. Neste caso, tratamos da a ação de um povo reunido na fé celebrando o Mistério Pascal, Morte e Ressurreição de Cristo em comunhão com toda a Igreja.


A disponibilidade do povo de Deus, é de suma importância para que a liturgia da missa aconteça, nos faz unir forças para que juntos, em comunidade, sejamos alcançados pela graça da Celebração Eucarística. Essa missão não é um trabalho somente dos Padres, Diáconos ou do celebrante, e sim de todo um povo.


E dentro da celebração você ira encontrar leitores, comentaristas, ministros da eucaristia, coroinhas, acólitos, músicos, que são leigos que se disponibilizam com amor e caridade a servir na Santa Missa, esses são os ministérios instituídos.


São João Maria Vianney vai nos dizer:

Se realmente entedessemos a missa, nós morreriamos de alegria.

Vamos compreender cada vez mais, nesta editoria de liturgia ao longo dos dias, aqui pelo site da comunidade Instrumento de Deus, sobre os ministérios na liturgia.


Paz e Bem!

תגובות


bottom of page