top of page

Oferte seus talentos a Deus

Hoje a liturgia nos convida a rezar mais uma parábola apresentada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Você com certeza deve conhecer a parábolas dos talentos. Aquela onde um senhor entregou um talento a cada servo, cada um conforme suas habilidades.


Nossa proposta de oração para este dia, é mergulhar nesta parábola um pouco, e fazer uma leitura nossa a nossa própria vida.

A oferta a Deus. Nossa vida consagrada e nossos talentos

No programa Intimidade com o Verbo, nossa cofundadora faz uma reflexão deste trecho do evangelho (Mt 25,14-30) em duas partes: Os tipos de servos e O olhar de Deus para o servo.


Se você ainda não viu esta partilha, você pode acompanhar na sua plataforma favorita clicando aqui, ou então no vídeo disponível abaixo.



Os tipos de servo


Podemos observar dois tipos de servos nesta parábola, não pela relação com o próprio talento, mas na relação com o senhor. O que, consecutivamente, vai resultar na maneira como lida com o próprio talento.


1 - O SERVO DA INTIMIDADE. Aquele que conhEce o seu senhor.


É o servo que conhece o seu senhor e sabe como corresponder, porque a maneira como utilizamos o nosso talento é a nossa correspondêcia à Deus.

Sabemos que mediante cada habilidade devemos agir de fomra fecunda e, na intimidade, vamos entendendo quais são os lugares, ou, as ações que geram fecundidade que que agradam a Deus com os nossos talentos.


Até a maneira como utilizamos nosso talento, mesmo que nos foi confiado conforme predisposições, devem ser uma maneira à votnade Deus. Conforme suas intruções e para o Seu pleno Louvor.


Diante deste Servo da Intimidade, percebemos a manifestação de Deus que sente a alegria de ver seu servo dando frutos. O senhor quer que, nós seus servos, compartilhemos de sua alegria.


2 - O SERVO DISTANTE. Aquele que dessconhece e, desconhecendo, sente medo.


O servo mau e preguiçoso parece estar afastado deste Senhor, não sabendo de fato o que o agrada e com medo enterra o telento.


Meditando sobre este medo, Camila lembra do medo de Adão e Eva que, ao se deparar com a própria nudez, se esconderam.

O inimigo de Deus é quem causa em nós este medo que nos deixa presos no pecado, aos anseios do nosso coração sem perceber anseios que são do coração de Deus.


O medo nos trava diante da necessidade de gerar frutos.

Aqui entra uma primeira reflexão. Como é a sua relação com o Senhor? Você busca intimidade ou você ainda carrega dentro de você alguns medos de viver uma vida com Deus?


O olhar de Deus para seus servos


Uma outra dimensão que podemos partilhar aqui é este olhar de misericórdia de Deus para os servos.


Não uma misericórdia depois de ter os talentos enterrados, mas uma misericórdia justamente antes destes talentos serem ofertados.


Perceba que Deus exige de nós conforme nossas habilidades. Deus nos dá talentos que nos são possíveis e este já é uma ação misericordiosa de Deus conosco.


Se nós não temos intimidade com o Senhor, somos tomados de um medo da sua presença, enterramos nossos talentos, e aqui caímos num grave pecado que é não beber da misericórdia de Deus. Fazer dEle uma ideia errada. E com isso, não aproveitamos a chance que temos de mergulhar na misericórdia do Senhor, vivendo só por nós mesmos.


Quais as suas habilidades? Deus conhece tanto as suas habilidades quanto as suas limitações, por isso Ele sabe como você pode multiplicar os dons que Ele te deu.


Precisa ficar muito claro em nosso coração de que: Sim, nós podemos oferecer a Deus nossos talentos!


Exercícios de Oração


Tire um momento com a Palavra de Deus. Medite em cima deste evangelho mais uma vez, e tente - em oração - responder às seguintes perguntas para lhe ajudar no auto conhecimento.


1) Quais os seus talentos/habilidades?

2) Você consegue perceber que foi Deus que te concedeu seus talentos?

3) Como você está vivendo os talentos que você tem?

4) Você tem caminhado na vida com Deus com medo ou com confiança?

5) Escreva um propósito de oração e de vida diante das habilidades que você tem e que precisam ser ofertadas a Deus.

bottom of page