top of page

Devemos imitar as virgens prudentes



Estamos iniciando o mês de setembro, onde a Igreja no Brasil dedica à Sagrada Escritura e nossa proposta é que você viva conosco através dos canais digitais, uma experiência de intimidade com a palavra do Senhor.


Por isso, estamos lançando hoje, e assim será por todos os dias deste mês, uma nova temporada do nosso programa INTIMIDADE COM O VERBO. Será ministrado por Camila Araújo, co-fundadora de nossa obra.


De segunda a sábado, uma breve reflexão espiritual em cima do evangelho do dia, um breve momento de oração e - aqui no nosso site - um espaço de exercício espiritual a partir desta partilha.


Neste primeiro dia, a liturgia nos apresenta a parábola das virgens: 5 prudentes e 5 imprudentes, pegue brevemente a sua bíblia e leia o evangelho no livro de Mateus capítulo 25, versículos de 1 a 13.





Aquelas que estavam preparadas, quando o noivo chegou, conseguem estar com ele, porém aquelas que não tinham óleo suficiente e tiveram que se ausentar para comprar. Com isso, perderam a chegada do noivo e se depararam com a porta fechada. Estas, perderam a graça de estar na presença do noivo.


Aqui, vale lembrar o que Santo Agostinho diz: “Tenho medo da graça que passa sem que eu a perceba”.

Precisamos vigiar para estarmos preparados para quando Jesus vier, pois não sabemos nem a hora, nem o lugar.


Precisamos praticar a Virtude da Prudência, essa que nos prepara para os imprevistos da vida, e deixa nosso coração mais perto do coração de Deus. Para ter esse coração vigilante é necessário que tenhamos:


  • Vida de Oração;

  • Sensibilidade ao Espírito Santo;

  • Meditar a Palavra de Deus

  • Receber os Sacramentos (com maior frequência);


Com essas práticas, quando o noivo chegar, estaremos preparados para adentrar a festa até a eternidade!


Para o dia de hoje, que tal exercitarmos a VIRTUDE DA PRUDÊNCIA, que nossa cofundadora apontou no vídeo?


A prudência e a consciência estão sempre muito bem relacionadas. Enquanto a prudência julga tudo aquilo que devemos fazer e que devemos enfrentar, a consciência julga apenas em sentido moral.


Para explicar melhor, Consciência, não são os sentimentos, não é a inspiração sobrenatural infalível. É um julgamento da razão, onde reconhecemos a qualidade moral de um ato.


“A prudência é a regra certa da ação.” Catecismo da Igreja Católica, n. 1806

E é próprio da prudência discernir o nosso verdadeiro bem e escolher os meios adequados para realizá-lo.Ou seja, gerar ordem, como ensina o catecismo.


Buscar viver essa virtude, é uma oportunidade de formar em nós, constantemente, a razão a partir do Espírito, que tudo criou. Porque ele guia nossa consciência que analisa as coisas e as vive com prudência.


Nossa cofundadora falava sobre viver bem aquilo que precisamos viver, para estarmos preparados.


Tire um tempo para rezar mais o evangelho de hoje e responder algumas perguntas que te ajudem a viver a prudência e a ordem, estes questionamentos foram inspirados na obra de Francisco Faus, “A Conquista das Virtudes”:


  1. Para mim, é claro a ordem prática que minha vida precisa ter? Sendo ela: 1° Deus (amá-Lo acima de todas as coisas), 2° Os outros (viver a justiça e a caridade), 3° eu mesmo (meus objetivos, anseios)?

  2. Tenho um plano de vida diário para colocar em ordem minhas responsabilidades visando ter sempre momentos de intimidade com Deus?

  3. Como está a minha vida sacramental, tenho buscado estar em estado de graça caso a minha hora de ir para Deus chegue de repente?

  4. Estou disposto a lutar de maneira ordenada para que minha vida esteja preparada para encontrar Jesus?

  5. Tenho assumido a responsabilidade pelas minhas omissões na vida quotidiana e vida com Deus, ou espero que os outros resolvam - como pedir óleo às outras virgens - ou então, acho que Deus fará tudo se resolver como num passe de mágica?


Em oração, medite o evangelho, escreva o que tocou no teu coração e responda estas perguntas.

Compartilhe esta experiência de “Intimidade com o Verbo” com mais alguém e seja fiel neste mês de oração!




bottom of page