top of page

VOX DEI: 17° Ano Fundacional - Que Ele Cresça

Em 27 de Agosto de 2023 demos início a um novo ano vocacional de nossa comunidade com a festa AGNUS DEI. Onde, pela celebração eucarística e pela convivência fraterna, professamos nossos votos – cada um em seu determinado estado de vida – e assumimos nossos compromissos com Deus através da comunidade.


Para cada ano, somos direcionados através da sagrada escritura em uma proposta de aprofundamento de nossa vida com Deus enquanto corpo comunitário. Vamos apresentar aqui, o RHEMA para o 17° ano fundacional de nossa obra.


“Rhema”, é uma palavra de origem grega que significa “aquilo que foi proferido por viva voz”. No evangelho de Mateus, quando o Senhor diz que “não só de pão viverá o homem, mas de toda a PALAVRA que sai da boca de Deus”, o evangelista usa este termo RHEMA, para indicar um novo sentido, como a palavra viva proferida diretamente da boca de Deus – o próprio Jesus.


Camila Araújo Lopes, cofundadora da Comunidade Católica Instrumento de Deus, apresenta o Rhema que deverá direcionar toda a nossa missão (de vocacionados a consagrados) neste ano formativo, nas seguintes palavras:


Início do Nosso Ano formativo. A Palavra que nos direcionará encontra-se no Evangelho de Jesus Cristo segundo São João, capítulo 3, versículos de 27 a 34.


“João respondeu: Um homem nada pode receber a não ser que lhe tenha sido dado do céu. Vós mesmos sois testemunhas de que eu disse: ‘Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele’. Quem tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que está presente e o ouve, é tomado de alegria à voz do esposo. Essa é a minha alegria e ela é completa! É necessário que ele cresça e eu diminua. Aquele que vem do alto está acima de todos; o que é da terra é terrestre e fala como terrestre. Aquele que vem do céu dá testemunho do que viu e ouviu, mas ninguém acolhe seu testemunho. Quem acolhe seu testemunho certifica que Deus é verdadeiro. Com efeito, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o Espírito sem medida.”

É necessário que Ele cresça e eu diminua!


Existe uma discussão entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus sobre o Batismo, e foram perguntar a João sobre Jesus.

Nós como Comunidade Instrumento de Deus somos chamados a “Ser a voz de Deus”, a Anunciá-La nos desertos de hoje, tendo João Batista como nosso modelo de missão. E que riqueza encontramos neste Evangelho de João, que narra a certeza de que João Batista vivencia concretamente a sua missão. O Cristo está presente e agora é Ele quem Batiza e traz o Reino dos céus.


João nos ensina como devemos viver diante d’Aquele que faz sua palavra se cumprir em nós: Transbordar a alegria. Não é qualquer alegria, mas a completa alegria! Aquela que só existe em quem verdadeiramente encontrou o Cristo.


E a palavra vai nos dizer que quem acolhe o testemunho de João, certifica-se de que Deus é verdadeiro. Só poderão reconhecer Jesus verdadeiramente através de nós se o nosso testemunho for sincero, for coerente, um testemunho que arrasta e que, se for necessário, usemos as palavras para isso.


Ele precisa crescer em nós. E assim somos chamados a viver a humildade, pois não podemos revelar ao mundo a presença de Jesus tendo em nós um coração soberbo, um coração que deseja ser mais que Ele em nós. O desejo de João Batista precisa ser o nosso: que Ele cresça! Que Ele seja mais em nós! Que o nosso ser seja pequeno e Ele grande.


Para que essa ação aconteça em nós é necessário descermos do nosso pedestal e nos encontrar com nossas misérias e fraquezas. Viver a humildade, vencer o vício do orgulho e da soberba.


“O orgulho é a elevação constante do coração que busca as alturas, envaidece-se e vê os demais, desde o seu pedestal, como insignificantes, indignos e depreciáveis. É o orgulho inimigo da Humildade.” ¹ Absolutamente o vício que devemos romper para deixar que Jesus cresça em nós é o Orgulho.


Neste novo ano somos chamados a romper com as raízes deste mal em nós e fazer germinar a cada dia os frutos da humildade que “é o fundamento de todas as virtudes, seu sal e sua vida. A terra de onde todas as virtudes brota, a água que nos fecunda, o sol que nos faz crescer e reproduzir-se” ¹ - e assim - para gerarmos frutos em nossa vida espiritual e missionária, precisamos regar e fazer crescer em nós a semente da humildade.


O inimigo de Deus é soberbo e nos quer convencer todos os dias de que como ele devemos ser: termos a autossuficiência, vivemos por nossos impulsos e fazer da nossa vida o que desejarmos.


O desejo de João Batista precisa ser o nosso: que Ele cresça!

Porém, temos um modelo a nos inspirar que pisou a cabeça do maligno e nos dá o auxílio suficiente para vencer o mal em nós. Maria, aquela que fez o inferno tremer com seu coração humilde, que se colocou a disposição total de viver a vontade de Deus e abandonou-se nos braços de Deus para a glória do céu e o terror dos demônios.

Que o bom Deus nos ajude e Maria nos inspire!


Nos seja o Espírito Santo dado sem medidas, para vivemos um ano de frutos em abundância, oferecidos a Deus com a nossa oferta diária de vida.


Fazei-nos, Senhor, vazios de nós e cheios de Ti. Pequenos de nós mesmos e grandes contigo, em Ti e através de Ti.


Rezemos juntos: Que Ele cresça, e eu diminua!


Graça e Paz!

Comunidade Católica Instrumento de Deus

Camila Araujo - Cofundadora





¹Livro: Trátado Prático dos Vícios e Virtudes, Beata Conchita

bottom of page