top of page

Liberdade

"Não nos deixemos ser enganados por aquilo que o mundo pregar ser liberdade, que possamos deixar as realidades que nos aprisionam e voltar a sermos livres em Deus!

Acredito que um dos assuntos mais polêmicos e controversos que eu já ouvi foi sobre a Liberdade."


Muita gente fala que é isso, que é aquilo, todo mundo anseia por ela para poder ser feliz, muitos passam a vida a procurando e não a acham.

Mas afinal qual é o conceito de Liberdade? Você se considera livre? Será que é de fato?


Se pesquisarmos no dicionário tem infinitos significados. Mas vamos pela nossa via como cristãos, será que o conceito de Liberdade é o mesmo que o do mundo?

Hoje em dia, vemos uma juventude em uma busca desenfreada pela tal Liberdade. Entregam-se a bebidas, drogas, sexo desregrado, porque querem ser livres. Livres muitas vezes de suas famílias, daquele chefe chato, daquelas obrigações e pressões da sociedade.


Precisamos entender uma coisa, só é livre de fato, quem ama e só é feliz quem é livre. Se pegarmos o exemplo de um jovem que se afunda em drogas para ter essa sensação de "liberdade", se analisarmos essa situação, será que ele tem amor, nesse caso com a própria vida? Sabemos que biologicamente o estrago que as drogas podem fazer no nosso organismo, se sabemos disso, e mesmo assim ele se droga, podemos concluir que ele não ama, no entanto não sendo livre, e se ele não ama, nem é livre, logo não poderá ser feliz.


Trago dois trechos do Livro Jovem, levanta-te, para iluminar:

"Porque você foi criado a Imagem de Deus, a sua sede e fome de realização e de felicidade é infinita, e não podem ser saciadas com as satisfações que acabam."
"A liberdade que produz a felicidade é alicerçada na verdade e na responsabilidade. Fora disso é loucura, libertinagem, irresponsabilidade... pecado, que vai acabar na dor, no sofrimento e nas lágrimas."

Jesus nos criou para sermos livres, Ele já nos libertou, Ele foi crucificado para que possamos ser verdadeiramente livres. Não nos deixemos ser enganados por aquilo que o mundo pregar ser liberdade, que possamos deixar as realidades que nos aprisionam e voltar a sermos livres em Deus!


Como Santo Agostinho nos diz:Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-vos”. Não precisamos procurar fora aquilo que já está dentro de nós. Cristo já nos libertou, já somos livres, não precisamos ficar na ânsia de procurar a liberdade que já possuímos. Que possamos amar a nós mesmos, ao próximo, a Deus, para que assim possamos ser verdadeiramente livres e enfim conseguir a tão sonhada felicidade.



Referência: Liberdade Interior.Jacques Phillip

Jovem, levanta-te! Prof Felipe Aquino


Giovanna Muñoz

Vocacionada do Discipulado 2

Comunidade Católica Instrumento de Deus


bottom of page