• Bruno Aparecido

Indulgência da Porciúncula

Aprovada na igreja por volta do século XIII, a pedido de Francisco de Assis, pelo Papa Honório III, a indulgência da porciúncula, ou como bem conhecida, indulgência de Assis, é não apenas presente da Igreja, mas do próprio Jesus e da Virgem Maria, sob uma intercessão de São Francisco que começou ainda em sua vida.


VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE POST:

O Papa Francisco na Porciúncula
O Papa Francisco na Porciúncula em 2016/VaticanNews

O mês de agosto, em que somos convidados - também por inspiração de São Francisco de Assis - a rezar a quaresma de São Miguel Arcanjo, inicia com um desejo ardente deste baluarte de nossa missão, a levar todos para o Céu. No dia 02 de agosto, a Igreja garante ao fiéis devotos que cumprirem condições usuais, o lucro da indulgência.


De onde veio a inspiração de Francisco?


As crônicas da Ordem contam que após uma noite de intensa oração na igreja de Porciúncula, a Virgem e o Cristo apareciam ao santo numa visão, e lhes davam a oportunidade de pedir um favor. Francisco, de tão santo que já estava a tornar-se, em intercessão por almas que só os corações de Jesus e Maria conheciam, pediu que todos aqueles que adentrassem naquela igreja - arrependidos e confessados - pudessem receber completa remissão de seus pecados.


Jesus, Mestre Divino, orientou a Francisco que concederia a graça, mediante proclamação do Papa. O santo conseguiu a autorização do papa, que proclamou dia de indulgência, que se estende até os dias de hoje, e na imensa misericórdia divina, se estende não somente aos que visitarem a igreja da Itália, mas qualquer igreja de dedicada à São Francisco de Assis.


Por que a Igreja de Porciúncula?


Há muitos que contam sobre esta pobre igreja, e todos deixam bem claro que ela foi obra da providência de Deus na vida dos frades menores, foi onde muito da ordem cresceu e também foi lugar de imenso empenho do Seráfico, pois tinha uma imensa devoção pela Mãe de Deus.


Escritos contam que pela necessidade de um lugar para morar e acolher mais frades, Francisco pediu ao bispo uma Igreja, mas ele não tinha nenhuma. Contam também, isso aconteceu depois de terminar a reforma da Igreja de São Damião, por volta do terceiro ano de conversão do Santo Seráfico, onde Francisco, passando em frente à Igreja se entristeceu pelo seu abandono, por reconhecer que grandes graças acontecem através da Virgem Mãe. E decidiu reformá-la.


A história também conta, que foi nesta Igreja, diante do altar de nossa senhora, que Santa Clara recebeu a tonsura (o corte do cabelo), pelas mão de Francisco. Sinal de que pertencia virginalmente a Jesus.


Sobre este lugar, fé, e devoção, São João Paulo II escreveu:


É uma mensagem de perdão e de reconciliação, isto é, de graça, que, se estivermos bem dispostos, a bondade divina derrama sobre nós, porque Deus é verdadeiramente “rico em misericórdia” (Ef 2,4) (...) Tenda do encontro de Deus com os homens, o Santuário da Porciúncula é casa de oração. (..) Este é o “espírito de Assis”, espírito de reconciliação, de oração, de respeito mútuo que, de coração, espero que seja para todos um estímulo à comunhão com Deus e com os irmãos.

1° de agosto de 1999, vigésimo primeiro de Pontificado.


Como receber a Indulgência?


De forma simples, como bem vimos - a pedido de São Francisco de Assis a Jesus e Maria. Basta visitar uma Igreja em honra ao santo.


Mas a Igreja nos pede mais.


Como Francisco declarou que este perdão fosse dado aos que visitarem estando confessados, a Igreja complementa este conselho, a fim de que nos esforcemos mais em nossa vida de oração e sacramental.


Então, para receber a indulgência, antes, durante ou depois do dia 02 de agosto

  1. Confesse-se, arrependendo até mesmo dos pecados veniais.

  2. Receba a Jesus na Eucaristia

  3. Reze pelas intenções do Santo Padre

  4. Reze o Pai Nosso e o Creio confirmando a identidade cristã

  • Quando acontece Indulgência?

Todos os anos, na data de 02 de agosto. É válido, na verdade. Das 12:00 do dia 1° de agosto, até o final do dia 02.


Basta viver as 4 recomendações acima.


Não deixe de viver este dia de oração e devoção, que pela intercessão de São Francisco de Assis, nos garante o Céu!

____________________________________________

Referências:


[1] https://franciscanos.org.br/carisma/simbolos/a-porciuncula#gsc.tab=0

[2] https://padrepauloricardo.org/episodios/a-indulgencia-da-porciuncula

[3] https://www.vatican.va/content/vatican/pt/holy-father/onorio-iii.html

[4] https://franciscanos.org.br/carisma/especiais/perdaoassis#gsc.tab=0

[5] http://catolicismo.com.br/materia/materia.cfm?IDmat=8ADD4CAF-3048-313C-2E1D71AD5A7C8FE5&mes=Agosto1994