Aprovada na igreja por volta do século XIII, a pedido de Francisco de Assis, pelo Papa Honório III, a indulgência da porciúncula, ou como bem conhecida, indulgência de Assis, é não apenas presente da Igreja, mas do próprio Jesus e da Virgem Maria, sob uma intercessão de São Francisco que começou ainda em sua vida.
VOCÊ VAI ENCONTRAR NESTE POST:
O mês de agosto, em que somos convidados - também por inspiração de São Francisco de Assis - a rezar a quaresma de São Miguel Arcanjo, inicia com um desejo ardente deste baluarte de nossa missão, a levar todos para o Céu. No dia 02 de agosto, a Igreja garante ao fiéis devotos que cumprirem condições usuais, o lucro da indulgência.
De onde veio a inspiração de Francisco?
As crônicas da Ordem contam que após uma noite de intensa oração na igreja de Porciúncula, a Virgem e o Cristo apareciam ao santo numa visão, e lhes davam a oportunidade de pedir um favor. Francisco, de tão santo que já estava a tornar-se, em intercessão por almas que só os corações de Jesus e Maria conheciam, pediu que todos aqueles que adentrassem naquela igreja - arrependidos e confessados - pudessem receber completa remissão de seus pecados.
Jesus, Mestre Divino, orientou a Francisco que concederia a graça, mediante proclamação do Papa. O santo conseguiu a autorização do papa, que proclamou dia de indulgência, que se estende até os dias de hoje, e na imensa misericórdia divina, se estende não somente aos que visitarem a igreja da Itália, mas qualquer igreja de dedicada à São Francisco de Assis.
Por que a Igreja de Porciúncula?
Há muitos que contam sobre esta pobre igreja, e todos deixam bem claro que ela foi obra da providência de Deus na vida dos frades menores, foi onde muito da ordem cresceu e também foi lugar de imenso empenho do Seráfico, pois tinha uma imensa devoção pela Mãe de Deus.
Escritos contam que pela necessidade de um lugar para morar e acolher mais frades, Francisco pediu ao bispo uma Igreja, mas ele não tinha nenhuma. Contam também, isso aconteceu depois de terminar a reforma da Igreja de São Damião, por volta do terceiro ano de conversão do Santo Seráfico, onde Francisco, passando em frente à Igreja se entristeceu pelo seu abandono, por reconhecer que grandes graças acontecem através da Virgem Mãe. E decidiu reformá-la.
A história também conta, que foi nesta Igreja, diante do altar de nossa senhora, que Santa Clara recebeu a tonsura (o corte do cabelo), pelas mão de Francisco. Sinal de que pertencia virginalmente a Jesus.
Sobre este lugar, fé, e devoção, São João Paulo II escreveu:
É uma mensagem de perdão e de reconciliação, isto é, de graça, que, se estivermos bem dispostos, a bondade divina derrama sobre nós, porque Deus é verdadeiramente “rico em misericórdia” (Ef 2,4) (...) Tenda do encontro de Deus com os homens, o Santuário da Porciúncula é casa de oração. (..) Este é o “espírito de Assis”, espírito de reconciliação, de oração, de respeito mútuo que, de coração, espero que seja para todos um estímulo à comunhão com Deus e com os irmãos.
1° de agosto de 1999, vigésimo primeiro de Pontificado.
Como receber a Indulgência?
De forma simples, como bem vimos - a pedido de São Francisco de Assis a Jesus e Maria. Basta visitar uma Igreja em honra ao santo.
Mas a Igreja nos pede mais.
Como Francisco declarou que este perdão fosse dado aos que visitarem estando confessados, a Igreja complementa este conselho, a fim de que nos esforcemos mais em nossa vida de oração e sacramental.
Então, para receber a indulgência, antes, durante ou depois do dia 02 de agosto
Confesse-se, arrependendo até mesmo dos pecados veniais.
Receba a Jesus na Eucaristia
Reze pelas intenções do Santo Padre
Reze o Pai Nosso e o Creio confirmando a identidade cristã
Quando acontece Indulgência?
Todos os anos, na data de 02 de agosto. É válido, na verdade. Das 12:00 do dia 1° de agosto, até o final do dia 02.
Basta viver as 4 recomendações acima.
Não deixe de viver este dia de oração e devoção, que pela intercessão de São Francisco de Assis, nos garante o Céu!
____________________________________________
Referências:
Comentários