Descendente de Abraão e da Tribo de Judá, nobre filha de Davi. Hoje a Igreja celebra a mulher que trouxe para nós a salvação.
E o evangelho vai falar sobre a vinda de Jesus.
Hoje o evangelho se encontra em Mateus, caítulo 1, versículos de 1 a 16 e depois de 8 a 23. Acompanhe abaixo a partilha de Camila Araujo sobre o evangelho de hoje.
Jesus já estava no plano da salvação de Deus para nós. Além de levantar a descendência de Jesus, o evangelho também relata a visita do anjo a São José.
Maria e José são para nós modelos fieis de filhos que fazem a vontade de Deus. Sem temor. Somos convidados a pensar, antes, em corresponder à vontade do Senhor. Maria foi desejada no coração de Deus desde a eternidade, para este plano da salvação.
"Um coração disposto à tornar a vontade de Deus concreta", é o que aprendemos em Maria e José. Com ela, aprendemos a viver com fidelidade os planos e os projetos de Deus. Santo Afonso de Ligório vai nos ensinar que a maior glória que podemos dar a Deus é cumprir Sua vontade em todas as coisas.
O olhar de todos os santos é com a mesma finalidade, viver uma vida em conformidade com a vontade de Deus. É o que devemos buscar a partir do exercício da vida de oração. Porque se Deus é a perfeição e a oração é nosso diálogo pessoal com Deus, no exercício da vida de oração nós podemos compreender onde se encontra a vonta de Deus, como cumprir, e aí passamos a viver a vida perfeita, a vida beata, bem aventurada, que Jesus ensinou.
Não podemos nos esquecer da resposta que Jesus deu na sinagoga: "Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou" (Jo 6,38) Com Maria e José, Jesus aprendeu esta importância de corresponder ao Pai em alto louvor.
E fazer a vontade do Pai não é missão exclusiva de Jesus. Perceba a intensidade do desejo de Deus sobre a vida de Jesus, Maria e José, com toda essa árvore genealógia. Mais de quarenta gerações que foram fiéis em buscar a Deus e esperar nEle até que viesse o Messias. Era um desejo intenso de Deus não apenas em trazer seu Filho ao mundo através da sagrada família, mas de nos salvar.
O desejo maior de Deus era a nossa salvação por meio de Jesus Cristo. Jesus, por sua vez, veio para cumprir este desejo. Perceba a importância que há em viver a vontade do Pai. A providência tudo prepara, se for necessário, envia os anjos como enviou Gabriel a José.
Agora se você se pergunta qual a vontade de Deus para a sua vida, queremos te trazer uma que é primordial: Deus quer que você seja santo(a)!
"Pois sou eu, Iahweh, o vosso Deus. Fostes santificados e vos tornastes santos, pois que eu sou santo, não vos torneis portanto impuros com todos esses répiteis que rastejam sobre a terra" (Lv 11,44)
Em todas as coisas, precisamos direcionar nosso coração neste mesmo sentido: Estar fazendo a vontade de Deus. Faça deste um exercício de oração para o dia de hoje.
Antes de cada tarefa, peça o Espírito Santo e diga a Deus: "Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade".
Faça um breve exame de consciência com o seguinte questionamento:
Qual a raiz das suas ações diárias?
- Faz por obrigação?
- Faz por rotina?
- Faz porque é a regra?
Qual a raíz das suas ações espirituais?
- Faço para alcançar bênçãos?
- Faço para preencher um vazio?
- Faço porque todo mundo faz?
- Faço para não ir para o inferno?
Qual a raíz dos seus sentimentos, pensamentos, emoções, desejos e intenções?
- O pecado?
- As honras?
- A tristeza?
- A ansiedade?
- Receber elogios?
- Realizar conquistas?
Precisamos examinar nossa consciência diariamente, ou, a todo instante, se queremos cumprir a vontade do Senhor. Porque até o mais básico do ordinário de nossas vidas, precisa estar neste lugar de conformidade com a vontade de Deus, para a glória dEle e a nossa santificação.
Tire um momento no dia de hoje para rezar, e pedir ao Espírito Santo que te conduza à vontade Divina. Dando-te um coração disponível a fazer a vontade de Deus concreta na sua vida e na vida do outro.
Graça e Paz!
Comunidade Católica Instrumento de Deus
コメント