top of page

A perseverança

"É a oração pessoal e comunitária, a via pela qual conseguiremos a força diária para persistir e aguentar o sofrimento necessário. É por ela que ouviremos a voz de Jesus nos dizendo que nenhum mal nos acontecerá pois ele estará ao nosso lado, será por meio dela que conseguiremos chegar à transformação."


12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lc 21,12-19).


Diante deste evangelho, passo a refletir hoje sobre a palavra perseverança, expressa no versículo 19, quando Jesus diz: É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” A Palavrar perseverar, Do Latim perseverare, quer dizer: manter-se firme, persistir, formado por PER, “totalmente”, mais SEVERUS, “estrito, sério”.


Quantos de nós não temos enfrentado momentos difíceis nos últimos tempos ? Perdas de entes queridos, perdas de bem materiais, empregos, mudanças drásticas forçadas. Enfim, acredito que em menor ou maior grau, todos nós passamos por grandes transformações durante os últimos meses e ainda estamos passando.


Neste evangelho, em resumo, Jesus nos avisa sobre tempos difíceis que virão, e que por causa da nossa fé e em nome Dele, sofreremos. Se pararmos nesta parte com certeza o medo e o desespero tomam conta. Como assim? E Agora? Eu fujo? É melhor nem continuar lendo então?


Desistir nesse momento, entregar os pontos e falar eu não quero mais sofrer, não aguento mais essas dificuldades nos impediria de chegar na parte em que Jesus fala: Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça”.

Aqui está a necessidade da perseverança. Persistir totalmente, ir até o fim por Jesus e com Jesus, pois acreditando na sua promessa de que nem um só fio de cabelo, nos perderemos.


Diante dos nossos medos e receios em sofrer, deixamos de viver muitas experiências e transformações necessárias. É como diz a frase de um autor desconhecido: “Quando você se concentra na dor você sofre, quando você se concentra na lição você se transforma. Transformação essa, que só é possível se eu me deixar quebrar, sofrer e modelar."

O artifício mais poderoso que temos ao nosso dispor para conseguir enfrentar todas essas dificuldades e persistir, é a oração. Vejamos o que o Catecismo da Igreja Católica tem a nos diz sobre a oração e a perseverança:


2728. Finalmente, o nosso combate tem de enfrentar aquilo que sentimos como sendo os nossos fracassos na oração: desânimo na aridez, tristeza por não dar tudo ao Senhor, porque temos muitos bens, decepção por não sermos atendidos segundo a nossa própria vontade, o nosso orgulho ferido que se endurece perante a nossa indignidade de pecadores, etc...

A conclusão é sempre a mesma: de que serve orar? Para vencer tais obstáculos, é preciso combater com humildade, confiança e perseverança.

2742. "Orai sem cessar" (1 Ts 5, 17), "dai sempre graças por tudo a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 5, 20), "servindo-vos de toda a espécie de orações e preces, orai em todo o tempo no Espírito Santo; e, para isso, vigiai com toda a perseverança e com preces por todos os santos"(Ef 6, 18). "Não nos foi mandado que trabalhemos, velemos e jejuemos constantemente, mas temos a lei de orar sem cessar" (30) Este fervor incansável só pode vir do amor. Contra a nossa lentidão e preguiça, o combate da oração é o do amor humilde, confiante e perseverante. Este amor abre os nossos corações a três evidências de fé, luminosas e vivificantes.

2743. Orar é sempre possível: O tempo do cristão é o de Cristo Ressuscitado, que está "conosco todos os dias»"(Mt 28, 20), sejam quais forem as tempestades (31).
O nosso tempo está na mão de Deus: É possível, mesmo no mercado ou durante um passeio solitário, fazer oração frequente e fervorosa; sentados na vossa loja, a tratar de compras e vendas, até mesmo a cozinhar (32).

É a oração pessoal e comunitária, a via pela qual conseguiremos a força diária para persistir e aguentar o sofrimento necessário. É por ela que ouviremos a voz de Jesus nos dizendo que nenhum mal nos acontecerá pois ele estará ao nosso lado, será por meio dela que conseguiremos chegar à transformação.


Termino com a frase do psiquiatra Viktor Frankl, que na condição de prisioneiro de um campo de concentração nazista, disse: Quem tem um “porquê” enfrenta qualquer “como”.


Referência:

Catecismo da igreja católica

Nicolle Marcondes

Vocacionada do Discipulado 2

Comunidade Católica Instrumento de Deus

bottom of page