A mentira de todo dia


“A mentira está inculturada em nós desde a gestação, em uma área do nosso cérebro chamada hipocampo e ali ela pode gerar doenças crônicas em uma pessoa que alimenta constantemente a mentira na sua Vida.


Já pensou nas mentiras que você conta no dia-a-dia? Sabe aquela pequena, sem tanta relevância? Por exemplo: Para o cara que te abordou no farol e pediu um trocado, para o filho que está fazendo birra e você promete recompensá-lo, por chegar atrasado no trabalho por ter dormido até mais tarde e colocar a culpa no trânsito, por dizer que não está disponível ao telefonema de uma pessoa que você não queira falar no momento, as mentiras que contamos para ganhar as discussões ou se sair bem em uma situação, as nas redes sociais para ganhar status, enfim, eu poderia descrever inúmeras delas aqui neste texto.


Mas porque será que mentimos tanto? Quais são as razões dessas mentirinhas e grandes mentiras que contamos para nós mesmos e para os outros? Já parou para refletir sobre quais mentiras você já ouviu na vida? Vou recordar algumas: “Menino, se você mentir o nariz cresce” ( essa é típica) ; “olha o homem do saco vai te pegar se você não obedecer”; “cuidado que se não estudar você vira um burro de carga”; “você precisa estudar para ser alguém nessa vida”, “seja feliz hoje porque amanhã pode ser tarde” e etc. São tantas mentirinhas baseadas nas situações do dia –a –dia, que não damos conta de que crescemos com a mentira enraizada em nós, e vamos construindo isso como verdades absolutas dentro de nós. Tenho refletido muito sobre isso nesses últimos dias e analisado quantas mentiras fui criando para mim mesma e para os outros, como se tudo fosse tão normal.


A mentira está tão enraizada e inserida na sociedade e em nossa cultura, que se tornou uma verdade em nosso cotidiano. Se formos às raízes dessas mentiras, o que elas querem nos dizer? Não somos verdadeiros com nós mesmos em primeiro lugar, e reconhecer está verdade em nós é dolorido demais. Saber que a verdade pode ser relativa e que depende da situação ou lugar que eu estou, com quem falo ou deixo de fala, revela em nós a essência ferida e doente, que somos influenciados pela falsidade que está em nós.


O Catecismo da Igreja Catolica n° 2481 nos ensina: “A mentira consiste em dizer o que é falso com intenção de enganar.O Senhor denuncia na mentira uma obra diabólica: “ Vós sois do diabo, vosso pai,... nele não há verdade: quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”

Se ele é o pai da mentira, quem mente, como diz o próprio Jesus, é filho dele.


A mentira está inculturada em nós desde a gestação, em uma área do nosso cérebro chamada hipocampo e ali ela pode gerar doenças crônicas em uma pessoa que alimenta constantemente a mentira na sua vida. Como é difícil conviver com uma pessoa mentirosa, e ela mesma vive cercada de um estresse tão intenso que pode gerar diversas doenças pelo fato de sempre ter que inventar situações para sair da própria mentirá. A mentira nos adoece.


E como romper com esse mal enraizado em nós e na sociedade em que vivemos?

Se a mentira nos adoece, por outro lado a Verdade nos cura! A Verdade nos liberta! A Verdade nos transforma! A verdade é imutável, Deus é fonte de toda a verdade. Sua palavra é a verdade” Pv 8,7


O CIC n° 2468 diz sobre a Verdade: “A verdade como retidão do agir e da palavra humana tem o nome de veracidade, sinceridade ou franqueza. A verdade ou a veracidade é a virtude que consiste em mostrar-se verdadeiro no agir e no falar, guardando-se da duplicidade, da simulação e da hipocrisia.”

O homem tende naturalmente para a Verdade, pois Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida!( Jo 14,6) Somos filhos da Verdade, a Verdade é absoluta, jamais relativa.

O exercício que precisamos fazer diário é transformar a nossa mentalidade mentirosa na mentalidade da Verdade, ter atitudes novas e à Luz do Espírito de Deus, à Luz da palavra e da Verdade custe o que custar.


João Batista, nosso baluarte perdeu a cabeça por causa da Verdade, ele poderia ter se omitido ou ocultado a verdade, mas denunciou as mentiras do rei Herodes e por isso causou a ira de Herodíades que pediu sua cabeça em um prato, não podemos temer diante dos fatos e da verdade, sem dúvida em algum momento teremos que colocar nossa cabeça a prova, mas que seja pela verdade que nos liberta e nos leva ao céu e não pela mentira que nos adoece e nos leva ao inferno.


Faço um convite a refletir:

  • Quais são as mentiras que você tem ouvido?

  • Quais as mentiras que você vê e escuta?

  • Quais as mentiras você tem contado?


“Assim como acolhestes o Cristo Jesus, o Senhor, assim continue caminhando com ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em ação de graças. Que ninguém vos faça prisioneiros de teorias e conversas sem fundamento, conforme tradições humanas, segundo os elementos do cosmo, e não segundo Cristo.” Col 2, 6-8

Agradeço a Bruna Leoncio Barbosa criadora da Mentoria Reprogramação pela Palavra que tem nos proporcionado a mergulhar na Verdade Absoluta.

E fica o convite para que você também possa mergulhar nesta verdade através desta mentoria, a nova turma terá início no dia 20 de julho, segue o link da inscrição:


https://www.sympla.com.br/mentoria---descobrindo-a-alegria-de-viver-julho-02-2020__900246


Tenho certeza que Deus irá revelar e curar muitas coisas da tua vida e terá este olhar para verdade que liberta.



Camila Araújo

Cofundadora

Comunidade Católica Instrumento de Deus

LOCALIZAÇÃO

Casa Sede

 

R. Carmina Pasqui, 55 - Vila Dom Pedro II, São Paulo - SP, Brasil

Missão Parada Inglesa

Casa de Oração

 

Tv. Jonas Barbieri, 1 - Vila Maria Baixa, São Paulo - SP, Brasil

Missão Oásis da Imaculada

SIGA-NOS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Instrumento de Deus

(11) 2955-5806 | (11) 98781-4556 | secretaria@instrumentodedeus.com.br

Comunidade Católica Instrumento de Deus

Roberto Castilho Gandarez