A fé em Deus opera pela caridade

A doutrina nos orienta para os ensinamentos de Jesus, que por ele veio e antes dele se precedeu. Ela nos conduz através do Magistério da Igreja Católica, o qual nos agracia no discernimento dos passos como cristãos, filhos de Deus e discípulos no cotidiano. Porém, nada disso se prolifera se não há a caridade em Deus, que por sua vez se faz em nós.


Num primeiro consentimento, podemos entender a doutrina através da catequese, no entanto devemos conhece-la no nosso lar. Os pais são os primeiros catequistas, são eles que devem desenvolver o desejo de viver os passos de Jesus, e a catequese explana todas a vertentes dos caminhos feitos por Ele. Se sou discípulo, se sou apóstolo eu sou apto de transferir a minha vivência em Deus para o outro.


Assim, os Dez Mandamentos fundamentam essa peregrinação para a vida eterna e os sacramentos concretiza cada passo da nossa missão. Os sacramentos da Ordem e Matrimônio demonstram o quão fiel fomos em nosso discernimento como discípulos de Jesus, e deste modo podemos fazer toda a análise do catolicismo em nossas vidas, como vida e missão para nós e para o outro. O intermédio entre os mandamentos e sacramentos dá-se em nossa história de vida, cuja liberdade é provida por Deus diante as nossas escolhas, consequentemente o sentido individual do que é ser Igreja e ser filho de Deus torna-se unívoco.


Com efeito, tudo isso para se tornar real deve passar pelas virtudes teologais e, por conseguinte na nossa realidade de vida para se tornar ações concretas. Questões que podemos levantar dentro disto são: “como está minha fé em Deus? A minha esperança em Deus?” A minha caridade em Deus?”. Deste modo, saímos da perspectiva do nosso mundo, em que as coisas devem acontecer conforme almejamos, para um “kenoticismo”, para viver e compreender os passos e caminho de Jesus.


Portanto, a fé em Deus “opera pela caridade” (cf. Gl 5,6) e a esperança advém da consciência da fé e da caridade. A doutrina de Deus de nada vale, se for a nossa vaidade a centralidade de nossas atitudes.


Texto por: Rone Hebert

Vocacionado do Encontro

Comunidade Católica Instrumento de Deus

LOCALIZAÇÃO

Casa Sede

 

R. Carmina Pasqui, 55 - Vila Dom Pedro II, São Paulo - SP, Brasil

Missão Parada Inglesa

Casa de Oração

 

Tv. Jonas Barbieri, 1 - Vila Maria Baixa, São Paulo - SP, Brasil

Missão Oásis da Imaculada

SIGA-NOS
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Instrumento de Deus

(11) 2955-5806 | (11) 98781-4556 | secretaria@instrumentodedeus.com.br

Comunidade Católica Instrumento de Deus

Roberto Castilho Gandarez